Foram ontem aprovados em sede de reunião do executivo as medalhas de mérito municipal que serão entregues no próximo dia 24 de Outubro, dia do Município.

Sobre a escolhas do executivo, Augusto Marinho considera que foram “escolhas criteriosas, avaliadas pelos serviços da autarquia, discutidas pelo executivo”, adiantando “que muitas outras pessoas/instituições poderiam estar aqui mas como é óbvio não podem ser entregues todas as medalhas”, explicou em declarações à Barca Fm.

Por seu lado, o vereador socialista Ricardo Armada, em declarações à Barca FM considera que “todos os nomeados merecem o respeito do PS” mas o partido considera que “este acto está a banalizar-se” o que “é normal pois estamos em período pré-eleitoral”. Além disso, o vereador do PS, afirmou “exigir que seja elaborado um regulamento com participação de todas as forças partidárias”.

Já a vereadora Maria José Gonçalves assume que foi “crítica do executivo anterior e este faz ainda pior”, afirmando que “não há critério, não há rigor” na escolha dos homenageados. A vereadora da oposição considera que “há uma banalização” das medalhas de mérito municipal.

A medalha de honra será entregue à Associação Concelhia das Festas da Romaria de São Bartolomeu que “simboliza a nossa maior romaria” deu n declarações à Barca FM e também ao Bispo D. Anacleto (a título póstumo).

No que toca à medalha de mérito municipal autárquico, a mesma será entregue aos membros da “comissão constituinte após o 25 de Abril de 1974”, explicou o autarca. Assim sendo serão agraciados com esta medalha Manuel Carlos Marques Pinto, João António da Cunha Lobo, José Luis Fernandes, José Gonçalves Pereira (a título póstumo) e Nuno Silvério Amorim Machado Cruz (a título póstumo).

No que concerne à medalha de mérito municipal social, as medalhas serão entregues ao Centro de Saúde de Ponte da Barca “por todo o trabalho ao longo deste período de pandemia, mas também o trabalho desenvolvido” desde sempre e também a Jorge Gonçalves, actual segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, um “profissional de mão cheia e que lidera pelo exemplo”, considera Augusto Marinho.

Ao nível cultural, as medalhas serão entregues ao Rancho Folclórico de Azias, ao Grupo de Folclore das Terras da Nóbrega, a Associação Juvenil do Lima, António Andersen Guimarães e Alfredo Sousa Tomás.

Ainda na área desportiva, as medalhas serão entregues à Ecobarca Aventura e à Udercoop. Em termos económicos as medalhas serão entregues às seguintes empresas: Restaurante Tio Fredo, Restaurante Jaime Gomes, Hotel Os Poetas, Hotel Fonte Velha, Casa D’Auleira, Casa do Côto, Casa Carvalho, Serralharia Padim, Quinta do Passal e Óptica Dias.

Por fim no que diz respeito às medalhas de bons serviços, atribuidas aos funcionários que celebram 15, 20 e 30 anos de serviço, serão um total 8 funcionários da autarquia.

Categorias: Noticias