Já abriu ao público o novo Centro de Informação da Geodiversidade no Santuário da Peneda.

Em comunicado, a autarquia de Arcos de Valdevez afirma que este projeto “vem tornar o concelho, num grande centro informativo, onde estão identificados e interpretados um conjunto diverso de valores naturais, destacando a geologia e geomorfologia e a sua relação com os restantes valores naturais presentes.”.

O espaço tem no seu exterior um equipamento multimédia com ecrãn touch que permite acesso a informação do município, tirar fotos e aceder a informações turísticas de todo o concelho.

No interior do Centro de Informação está um espaço expositivo com algumas amostras representativas dos granitos que é possível encontrar na região, uma maquete tridimensional do Concelho de Arcos de Valdevez e um equipamento de visualização de conteúdos tridimensional.

Na maquete, com recurso a dois projetores de alta resolução, é projetada informação de diversos temas, com destaque para a localização dos principais “geosssitios”, carta geológica, carta de habitat’s, rede hidrográfica, entre outros.

Ao mesmo tempo é projetada na parede informação complementar sobre cada um dos temas projetadas na maquete. O equipamento de visualização de conteúdos tridimensionais é constituído por uma cadeira giratória emparelhada com óculos de visualização tridimensional que permite a visualização de conteúdos 3D.

Além disso, foi ainda criada uma Aplicação Móvel (App) e um Portal deInternet, dedicada à geodiversidade, ao património geológico, faunae flora de Arcos de Valdevez.

Constou ainda no projeto a elaboração de um Documentário de curta duração, a execução de Painéis Interpretativos, Unidades Interativas 3D, Postos Interativos Tácteis, Placas Sinalizadoras e Interpretativas, com conteúdos de suporte à visitação, e execução de Estruturas para colocação de código QR.

Este projeto representou um investimento na ordem dos 342 mil euros com apoio de fundos comunitários de cerca de 291 mil euros.

Na nota, a autarquia adianta que pretende “desafiar a população escolar e turística a explorar, partilhar e refletir sobre as várias temáticas do ambiente, contribuindo, em simultâneo, para a promoção e sensibilização ambiental dos cidadãos, o estudo de temáticas ligadas ao ambiente, e a promoção da Reserva da Biosfera do PNPG – Parque Nacional Peneda Gerês.”.

Categorias: Noticias