Estão encerradas desde ontem as fronteiras com Espanha e reposto o controlo de pessoas nas fronteiras terrestres. No Alto Minho estão autorizados apenas dois pontos de passagem, em Monção e Valença.

O PSD de Ponte da Barca emitiu um comunicado onde “exige a criação de um ponto autorizado na fronteira da Madalena”. Os social democratas condenam a “decisão unilateral do Governo socialista de decretar o total encerramento da fronteira da Madalena, em Lindoso”.

Uma decisão que, na opinião do PSD, “penaliza os muitos trabalhadores transfronteiriços e impede a circulação de transportes de mercadoria na mais importante e movimentada via de acesso do Alto Minho com a província de Ourense”.

Para o PSD de Ponte da Barca o executivo de António Costa fez “tábua rasa da realidade local e dos vários apelos feitos pelo Município de Ponte da Barca e pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, aquando do primeiro encerramento, na possibilidade de ter sido criado um ponto fronteiriço autorizado para permitir a circulação de transportes de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços”.

PS critica autarquia barquense e exige reabertura urgente

As críticas também surgem do PS barquense que “rejeita a decisão de encerramento da Fronteira da Madalena” e apela “à reabertura urgente”. Para os socialistas, “este encerramento não se justifica em termos de saúde pública e corta a comunicação entre os dois países prejudicando os trabalhadores transfronteiriços e a circulação de mercadorias”.

O PS vai mais longe e aponta o dedo à câmara de Ponte da Barca. Na nota, o partido socialista considera que “com o agravamento da pandemia era previsível que fossem tomadas medidas de restrição da circulação entre Portugal e Espanha” e acusa a autarquia de nada ter feito.

O PS barquense exige que seja reposta a circulação na fronteira da Madalena com a “maior urgência à semelhança do que sucede em Monção e Valença”.

Valença e Monção são os pontos autorizados

O posto de Valença está situado na saída da Ponte Tuy-Valença, funciona todos os dias da semana e de forma ininterrupta.

O outro ponto situa-se em Monção, na Avenida da Galiza, na EN 101. Este funciona apenas nos dias úteis, das 07h às 9h e das 18h às 20h.

A reposição do controlo nas fronteiras terrestres com Espanha vigora até dia 14 de fevereiro.

Mónica Mota Lopes

Categorias: Noticias