A autoridade Nacional de Protecção Civil está a alertar por mensagem (SMS) a população para o risco extremo de incêndio rural.

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, os Ministros da Administração Interna e do Ambiente e Ação Climática assinaram esta quinta-feira o Despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente.

A Situação de Alerta abrange o período compreendido entre hoje e domingo. A declaração surge na sequência da ativação do estado de alerta especial de nível vermelho – do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro – para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais em 10 distritos, entre eles Viana do Castelo e Braga.

Das várias obrigações, destaque para a proibição de realizaçãoo de queimadas e queimas de sobrantes de exploração, proibição de trabalhos agrícolas com uso de maquinaria ou ainda a proibição total de utilização de fogo de artifício.

Categorias: Noticias