Foi aprovado em reunião do executivo municipal de Ponte da Barca um protocolo na ordem dos 70 mil euros com a Associação Concelhia da Romaria de São Bartolomeu, de apoio à organização da Romaria de São Bartolomeu deste ano.

O documento foi aprovado por maioria, com abstenção da vereadora Fernanda Marques, que explicou que “tem dúvidas da legalidade deste apoio”, em virtude de membros da autarquia “fazerem parte dos órgãos sociais” da associação concelhia, o que levanta dúvidas sobre o apoio, deu nota a vereadora.

O socialista Pedro Sousa Lobo reforçou a alteração ao valor, e deixou um reparo às “críticas feitas à oposição”, mas no fundo “a oposição levanta questões pertinentes”, recordando que na “última reunião veio um protocolo de 100 mil euros e pela ausência de um plano de atividades foi retirado da ordem de trabalhos” e agora “após a entra do plano de atividades a 28 de Julho vem um protocolo na ordem dos 70 mil euros.”.

Foram ainda aprovados protocolos no valor de 500 euros a um total de 36 associações, o que dá um valor global de 18 mil euros. O autarca Augusto Marinho explicou que estes protocolos “são com as várias associações recreativas e culturais” e que no ano anterior “o apoio foi de 250 euros mas agora há algum desconfinamento, com retoma de algumas atividades e por isso a verba é de 500 euros”.

No período antes da ordem do dia, voltou a ser levantada a questão das obras, nomeadamente por Pedro Sousa Lobo, que questionou o autarca sobre o “atual valor da dívida a empreiteiros e fornecedores” e alertou que tem “sido contactado por empresas em dificuldades”. Questionou o autarca se “existiam obras paradas por falta de pagamento aos empreiteiros” e referiu que as “obras no centro histórico” parecem “um estaleiro” e alertou ainda que o “município devia ter mais cuidado” pois por vezes as obras “prejudicam pessoas e comerciantes”.

Sobre as obras o autarca afirmou que “não há obras paradas apesar de estarem sempre a dizer isso” e apontou ainda que “há empresas que param de trabalhar em Agosto” e que a obra “no centro histórico está planeada há muito tempo”.

Recorde-se que as reuniões são transmitidas online no site do município. Esta reunião contou apenas com a presença do autarca Augusto Marinho e dos vereadores Pedro Sousa Lobo, Fernanda Marques e Adolfo Ferreira.

Categorias: Noticias