O Conselho Diretivo dos Baldios de Cabana Maior e a junta de freguesia, estão a dar continuidade ao projeto de Rio Frio – Território Criativo, que ganhou o Prémio (Ideias de Origem Portuguesa), atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, entregue pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva em 2015.

Em fevereiro de 2017, foi assinado o protocolo entre a “Associação Território com Vida”, e o Conselho Diretivo dos Baldios da freguesia de Cabana Maior, com a cedência do rebanho coletivo a título gratuito para a freguesia de Cabana Maior.

“Este projeto que consiste em minimizar o risco de incêndio, reduzindo a carga combustível existente no território, o pastoreio do rebanho e promover o equilíbrio dos ecossistemas e a conservação da biodiversidade”.

Agora, na responsabilidade do Conselho Diretivo dos Baldios de Cabana Maior e da junta de freguesia, que já estão a implanta-lo no seu território, fazendo-o crescer, e tornando-o sustentável, o projeto também permite, a qualquer pessoa residente em Portrugal ou no estrangeiro apadrinhar uma cabra autóctones da raça serrana ou bravia, ou um cão pastor, mediante o pagamento de uma renda anual, contribuindo assim, para o desenvolvimento deste importante projeto.

O rebanho da freguesia de Cabana Maior é composto por 156 cabras, 4 machos exemplares, e cinco cães pastores (Vitória, Rafael, Bragadela, Guidão e o mascote Gião).

Categorias: Noticias