A deputada da CDU na Assembleia da República, Diana Ferreira, esteve em Ponte da Barca, ontem (6 Julho), ao final da tarde, a encerrar uma visita que se iniciou em Ponte de Lima e passou por Arcos de Valdevez, tendo como ponto central a Bacia Hidrográfica do Rio Lima.

Em declarações à Barca FM, a deputada da CDU, afirmou que “já tinha visitado esta região em Março”, exactamente “com as mesmas preocupações”, no que diz respeito à poluição no Rio Lima. Diana Ferreira, explicou que reuniu com a MOLIMA – Associação de Defesa do Rio Lima, em Ponte de Lima, e foi alertada “para o facto de existir alguma falta de funcionamento das estações elevatórias que permitissem a recolha de todos os resíduos, de forma a que o rio não os acumule”. Por outro lado, em Arcos de Valdevez, foi garantido “pela Águas do Norte” que “sempre que têm conhecimento de alguma avaria de pronto é intervencionada”.

A deputada exige “ao governo” que “tenha uma intervenção nesta área” e salientou que o partido “vai exigir por parte do Ministério do Ambiente” algumas medidas. Diana Ferreira salientou que “é importante o acompanhamento e a fiscalização” e que “a responsabilidade máxima é do Governo, sendo que pode delegar noutras entidades”, mas acima de tudo “o Governo tem de garantir a fiscalização e sancionar aqueles que infrinjam as leis”.

A acompanhar a deputada da Assembleia da República, esteve Afonso Graçoeiro, deputado da CDU na Assembleia Municipal de Ponte da Barca, que à Barca FM, deu nota que esta visita “foi muito importante”, pois este é um tema sempre “levantado pela CDU” e que “uma intervenção mais próxima do Governo poderá ter mais força”.

Além disso, o deputado barquense, alertou também para a necessidade de “fiscalização e da aplicação de sanções às empresas responsáveis” por possíveis descargas poluentes e que o município “tem de estar atento e exigir também à Águas do Norte que façam o seu trabalho”.

A deputada Diana Ferreira alertou ainda que “tal como em todo o país”, esta “região também sofreu” com a pandemia “nomeadamente em questões como o desemprego e a perda de salários” e também “as micro e pequenas empresas que sofreram” com esta situação, garantindo que o partido está também atento a esta situação.

Categorias: Noticias