A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, deu nota em comunicado, que na última reunião do executivo, aprovou uma série de medidas que tem como objectivo “o apoio a famílias, empresas e instituições” que estão a viver dificuldades no contexto da pandemia de Covid 19.
No âmbito do apoio às famílias, a autarquia explicou que vai “reforçar a linha e a rede municipal de parceiros de apoio às pessoas com necessidades sociais, apoiar as famílias desfavorecidas com crianças na escola” e às “pessoas com perda de rendimentos”, com a entrega de um “vale de compras para realizar comprar no comércio tradicional”, entre outras medidas.
No que diz respeito às instituições, a autarquia assume que vai apoiar “financeiramente os lares, centros de dia e serviços de apoio domiciliário” do concelho, bem como antecipar os pagamentos dos protocolos aprovados “com Juntas de freguesia, bombeiros voluntários, associações e outras entidades”.
No que diz respeito à economia, o município arcuense tem como objectivo “reforçar a liquidez das empresas, procedendo ao pagamento de todas as faturas validades dos fornecedor, num prazo inferior a um mês” e deu ainda nota que foram aprovadas “14 candidaturas ao Programa de Apoio ao Comércio de Arcos de Valdevez”, entre outras medidas.
A autarquia salienta ainda que vai voltar a “oferecer um vale oferta” aos arcuenses que estiveram na linha da frente do combate à pandemia, que pode ser “usado em alojamento, refeições ou actividades de animação turística nas empresas do concelho”.
A autarquia vai ainda reduzir em 75 % as licenças municipais relativas às operações urbanísticas e isentar o pagamento da taxa de terrado na Feira Quinzenal e no Mercado até fevereiro do próximo ano, bem como assume que irá “apoiar e lançar programas de apoio ao investimento das empresas arcuenses”.