O renovado auditório de Santo António do Buraquinho recebeu a última sessão da Assembleia Municipal de Ponte da Barca neste mandato, marcado pelos discursos de despedida dos vários deputados e autarcas que terminam os seus mandatos e que, por vários motivos, não se irão manter no próximo mandato.

Além disso, os pontos previstos na ordem de trabalhos não foram discutidos, pois segundo o presidente da Assembleia Michael Sousa, “depois de uma eleição e até à tomada de posse dos novos órgãos não podem existir deliberações”, tendo assim ficado a sessão pelo período antes da ordem do dia e pela apreciação da atividade municipal.

Apesar do ambiente tranquilo, o tema da entrega do terreno da Adega Cooperativa foi levado à discussão pela deputada socialista Margarida Vasconcelos e pelo deputado da CDU Arnaldo Pereira.

Margarida Vasconcelos questionou o autarca sobre a data da entrega dos terrenos à Adega, criticando o autarca por “ter dito há 2 semanas que estava para breve” e ainda não há novidades.

Em resposta, Augusto Marinho explicou que “da parte da autarquia tudo está pronto e agora o processo está na conservatória, onde foi necessário dar algum apoio, pelo facto do terreno estar em território de 3 freguesias diferentes”.

Já Arnaldo Pereira, deputado da CDU, questionou o modelo de entrega do terreno e se o mesmo “seria doado ou que contrapartidas teria a autarquia”, lembrando que a Adega “desenvolve o nome do concelho mas é uma empresa privada”.

Sobre esta questão, Augusto Marinho adiantou que “todos os documentos já passaram pela Assembleia Municipal” e “as condições já estão definidas”. A atribuição “é feita pelo regulamento em função do número de novos empregos que correspondem a um valor”, tendo como base o regulamento do Rodo I que já se encontrava em funcionamento.

A deputada socialista Margarida Vasconcelos pediu ainda ao autarca um ponto de situação da execução dos protocolos com as juntas de freguesia. Sobre este tema, o autarca referiu que não tem presente todos os dados, mas alguns “já foram executados, outros estão em execução” e mostrou-se disponível “para receber os deputados ou autarcas para esclarecer todas as dúvidas”.

Destaque ainda para os vários discursos todos marcados com votos de felicitações pelos resultados eleitorais e de palavras de despedida em fim de mandato.

No que diz respeito aos autarcas, nota para os discursos de Manuel Lopes (Cuide Vila Verde), André Fernandes (Lavradas) e Filipe Rocha (Azias), além dos deputados Irene Dantas (PS), Mariana Lopes (PSD), João Davide (Líder parlamentar PS), Abílio Silva (líder parlamentar PSD).

Categorias: Noticias