A Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez assinalou os seus 50 Anos de Actividade este sábado, 19 de janeiro, na belíssima Loja de Turismo de Ponte da Barca, que se fez pequena para acolher os cerca de 180 convidados e associados presentes. Durante a cerimónia, onde discursaram várias individualidades, foi apresentada a nova identidade corporativa da empresa e o seu reposicionamento estratégico. O evento terminou com o lançamento do Vinho Verde Branco Reserva de Sócios Loureiro 2017, o primeiro vinho da Adega nesta categoria premium, com envelhecimento em casco de carvalho, numa homenagem aos associados.

A Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez cuida há décadas de um património vitícola e cultural ímpar, localizado num território singular, atravessado pelos rios Lima, Vade e Vez, bem no coração da Região dos Vinhos Verdes. Fiel ao princípio “A Origem Conta” preparou, ao longo do último ano, um vinho único e comemorativo dos 50 anos de Atividade, para homenagear os cerca de 1000 associados, pequenos viticultores minhotos. Segundo o enólogo José Oliveira “este é um vinho único, um branco de inverno, capaz de acompanhar à mesa os pratos mais intensos e saborosos da nossa gastronomia, como um sarrabulho ou uma lampreia. Tem uma complexidade aromática distinta graças às barricas de carvalho francês, untuosidade e persistência invejáveis, não sendo demasiadamente alcoólico, com perto de 13 graus”.

A cerimónia que se realizou entre as 10h e as 12h na Loja de Turismo de Ponte da Barca, contou com a presença de inúmeras individualidades, entre as quais se destacaram os autarcas de Ponte da Barca, Arcas de Valdevez e Braga, bem como o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Dr. Manuel Pinheiro, que no seu discurso referiu que “o sector cooperativo é hoje mais necessário do que nunca, para valorizar os produtores e a agricultura,”. O presidente da CVRVV elogiou ainda a “visão estratégica desta Adega que é rara no sector”, augurando um futuro promissor para o seu futuro, relembrando “ter sido desta terra onde nos encontramos, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, donde saíram os primeiros Vinhos Verdes exportados para o mundo”.

O presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Dr. Augusto Marinho, sublinhou “o profissionalismo e dedicação que tenho encontrado nos técnicos da Adega, que é a maior empresa privada do concelho, referindo a importância estratégica da construção da nova adega, para a qual a Câmara está muito empenhada. O edil dos Arcos de Valdevez Dr. João Manuel Esteves referiu a importância do vinho nesta região “de onde saíram as primeiras exportações de vinhos portugueses no século XIII” bem como a importância do enoturismo no desenvolvimento do interior, como sector estratégico e onde a adega se deverá posicionar.

O presidente da Cooperativa, Eng. Amândio Lago, agradeceu a todos os associados que “confiam as suas uvas à Adega há tantos anos e com tanta dedicação”, tendo agraciado os 4 associados que entregam as suas uvas há mais de 50 anos. Foram ainda agraciadas duas colaboradoras que estão nos quadros da empresa há mais de 40 anos, num momento muito emotivo.

A cerimónia foi pontuada por alguns momentos culturais, nomeadamente uma exposição da artista plástica vianense Paula Branco Pereira, que disponibilizou peças de 2 colecções pessoais e que foi muito elogiada pelos presentes. Houve ainda espaço para uma intervenção musical ao vivo de piano e violino, com dois músicos locais. As celebrações encerram com a leitura de um poema do autor barquense Jaime Ferreri, de sua autoria, que consta do novo rótulo apresentado: Adega Ponte da Barca Loureiro, Reserva de Sócios, 2017.

No final o vinho foi degustado por presentes. Os vários jornalistas da especialidade presentes destacaram “a estrutura e potência do vinho, onde a integração da madeira de Carvalho num vinho 100% Loureiro da colheita 2017 prova que esta é uma casta com grande potencial”.

No final da cerimónia cada convidado recebeu uma garrafa do novo vinho Reserva de Sócios foram convidados a realizar um donativo para a Fundação AMA – Associação dos Amigos do Autismo, uma entidade que desempenha uma importante intervenção local junto de crianças com aquela doença. A sua presidente Dra. Dora Brandão esteve presente e fez questão de agradecer pessoalmente ao presidente da Adega Cooperativa lembrando que “este é um gesto simples e simbólico que ilustra o sentido de responsabilidade social da empresa”.

Categorias: Noticias